quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"Como se levássemos uma peça querida para passear..."


EM TRÂNSITO programação Porto Alegre

"Como se levássemos uma peça querida para passear..."

Prezados bandoleiros, abaixo as informações da nossa caminhada expositiva em bando em Porto Alegre. Anexos neste e-mail a convocação e as comunicações anteriores. 
AINDA HÁ TEMPO PARA PARTICIPAR... 
Respondam este e-mail se necessitarem de maiores esclarecimentos. Favor multiplicar a informação  (Roberto Bitencourt Pereira     roberto.raios@gmail.com)
  • Data: 19 de agosto (se chover, fica automaticamente transferido para dia 26)
  • Ponto de encontro: Monumento ao Expedicionário (os arcos da redenção, parque Farroupilha)
  • Horário de início: 11h (cheguem um pouquinho antes...)
  • Horário de término: 12h aproximadamente
  • Trajeto sugerido: a partir do Largo do Monumento ao Expedicionário, em grupo, cada participante com sua peça, sem maiores pretensões ou performances, caminhamos pelo brique, passamos na Koralle para dar um susto no Frantz, voltamos pelo meio do parque, passamos pelo eixo central, atravessamos a Av. Osvaldo Aranha e tomamos de assalto o Café da Oca, na Rua João Telles, 512 (na verdade, fiz reserva...) Ali, faremos uma confraternização...
  • Participantes confirmados em Porto Alegre (até então): Adriana Daccache, Alexandra Eckert, Cintia Sfoggia, Fernando Lindner, Karen Cerutti, Lu Campana, Maria de Lourdes, Milena Kunrath, Regina Veiga, Roberto Bitencourt, Sabrina Blaschke, Silvia do Canto, Tamir Farina.
  • IMPORTANTE: Todos podem participar, mesmo que não tenham confirmado por e-mail. Basta aparecer no dia...
Observações: Faremos uma divulgação básica na imprensa e registraremos em fotos e vídeo. A idéia é poética, simples e adaptável. Trata-se basicamente de reunir um grupo, cada participante com uma obra. Não há tema específico, a não ser pelo fato de as peças não estarão em um espaço expositivo e sim 'em trânsito' com seus portadores. Como se levássemos uma peça querida para passear... Não são necessárias grandes produções. O artista pode utilizar uma peça que já tenha produzido ou produzir uma peça que se "encaixe" melhor na proposta. Se o próprio não quiser transportá-la, pode pedir que alguém o faça em seu lugar. O trajeto é simples. Trata-se de uma caminhada em grupo, por lugares que serão combinados, com peças de cerâmica em mãos ou em qualquer outra parte do corpo. 



Há uma postagem abaixo com maiores detalhes.
-

Exposição Registro Geral


Imagem inline 1
Convida os Bandoleiros para participar da exposição
  

A proposta desta exposição é, depois de três anos, revisitarmos nossa documentação cerâmica, nos mesmos moldes da exposição Passaporte Cerâmico, que ocorrreu em 2009 na Pinacoteca da Feevale em Novo Hamburgo (ver links abaixo).
Da mesma forma inclusiva em que foi concebida a primeira exposição, Registro Geral contará com bandoleiros veteranos e os recém chegados, além de convidados especiais. Coincidentemente, ocorrerá novamente em Novo Hamburgo, desta vez na Pinacoteca do Espaço Cultural Albano Hartz e posteriormente seguirá para Porto Alegre.
REGISTRO GERAL
A cédula de identidade, também conhecida popularmente por carteira de identidade ou RG, é o documento nacional de identificação civil no Brasil e tem validade em todo território nacional.
Se antes a proposta sugeria a circulação que permite um documento como o passaporte, agora queremos propor uma representação do momento em que nos encontramos em nossa trajetória na arte do barro, com um trabalho que identifique a situação da produção atual do artista ou que procure resumir seu caminho percorrido. Como se apresentássemos a nossa cédula de identidade cerâmica. Quantas vezes já vimos nossas impressões digitais na argila?
Quando:
4 de outubro de 2012, 19h
ESPAÇO CULTURAL ALBANO HARTZ
Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, 112 - Novo Hamburgo
Visitação: de 05 a 27 de outubro de 2012.
Horário: de segunda-feira à sexta-feira das 09h às 19h, sábados das 09h as12h
Para participar:
Confirmar a participação com Roberto Bitencourt pelo e-mail roberto.raios@gmail.com até dia 25 de agosto, com as informações básicas:
- Nome como deverá constar no convite, e-mail e telefone de contato
Organização e entrega dos trabalhos: 
  • A peça poderá ser tridimensional ou bidimensional, de pequeno porte.
  • Se tridimensional, a peça deverá ter, no máximo, entre 10cm e 20cm de diâmetro aproximado de base, sem ultrapassar 20cm de altura. 
  • Se bidimensional deverá também respeitar os limites de tamanho superficial de até 20cm com uma projeção de no máximo 15cm da parede, além de vir acompanhada de instruções de fixação, buchas e parafusos que forem necessários para de fixação da obra. 
  • A peça deverá ser entregue no atelier de cerâmica do Instituto de Arte ou enviada para endereço abaixo e estar embalada em plástico tipo bolha ou similar, devidamente identificada. 
  • Contribuição  de R$ 20,00 de cada participante para despesas administrativas, coquetel de abertura, montagem da exposição e transporte. Os que entregarem pessoalmente as peças podem repassar o valor para os organizadores. Os que enviarem pelo correio deverão colocar o valor dentro da embalagem.
A/C Prof. Rodrigo Núñez
Rua Sr. dos Passos, 248 - Centro, Porto Alegre - RS - CEP: 90020-180
Sala de Cerâmica Fernando Corona – A, térreo do Instituto de Artes
Apoiadores: 
Imagem inline 4
Imagem inline 5
ESPAÇO CULTURAL ALBANO HARTZ
Casa de cultura que abriga espaço para as artes, entidades de classe, sala de projeções e sala de exposições. S
ituado no calçadão de Novo Hamburgo, abriga a Pinacoteca Municipal e o Espaço Aberto.
Imagem inline 6