Exposição - PALAVRAS EM REDE
O Projeto desta exposição está ligado a Programação Paralela da 14ª Jornada de Literatura e 6ª Jornadinha de Literatura, e da comemoração dos seus trinta anos, junto a Universidade de Passo Fundo - UPF na cidade de Passo Fundo, RS. O tema desta Jornada será, Literatura Entre Nós: Redes, Linguagens , Mídias. A abertura do evento será dia 22 de agosto, sessão solene ás 19h30min. As atividades vão de 22 á 26 de agosto de 2011, no Campus da UPF, Passo Fundo RS.
O Bando do Barro estará participando deste evento. Na Programação Paralela com a Exposição “Palavras em Rede”, propondo uma parceria na construção do trabalho coletivo envolvendo artistas, o Bando de Barro, alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS e alunos do Curso de Artes da Universidade de Passo Fundo UPF, local do evento.
A exposição será uma grande poesia visual, em homenagem aos trinta anos da Jornada, composta de placas de cerâmica com palavras, letras e pontuações, que no conjunto formarão esse grande texto.Essa poesia ficará em área externa, mas precisamente no jardim, perto da entrada do Evento da 14ª Jornada de Literatura.
O projeto está sendo coordenado por dois artistas âncoras que são Rodrigo Núñez e Luciane Campana Tomasini, que representarão os demais na organização geral e apresentação do projeto a Instituição mantenedora do evento.
PROJETO VISUAL
Da organização dos trabalhos
- Confeccionar uma placa contento uma palavra de dimensões mínimas de 20X30cm e 3 cm de espessura, ( com ranhuras no verso da placa, para fixação).
-Escolher uma palavra, sílabas, letras e ou pontuação que poderá ser feita com tratamento e caixa de letra da sua escolha. (no conjunto formarão essa grande poesia visual).
- Confirmar participação até dia 28 de maio, escreva seu nome completo, e envie para Luciane Campana pelo email lucampanas@yahoo.com.br
- Entregar peça até 08 de agosto, no IA de 2011, embalada em plástico bolha, para transportar (Rua Senhor dos Passos, 248. Centro. Porto Alegre/RS CEP: 90020-180)
- O trabalho fará parte do acervo da Universidade de Passo Fundo-UPF.
Obs: As peças que por ventura vierem a quebrar serão retiradas da exposição. Ficando já estabelecida essa regra de participação.
Depois de prontas as placas devem ser entregues na sala de cerâmica do Instituto de Artes.
O que é a Jornada de Literatura
A Jornada de Literatura é um evento que conta com um número bastante elevado de participantes que circulam em todas as atividades. Sendo assim ficará restrita a possibilidade de hospedagem a todos os participantes da exposição. Os hotéis ficam lotados alguns meses antes do evento, e o foco principal é a Literatura. As exposições são parte da programação Paralela, assim durante o evento será oferecida somente uma hospedagem para um dos membros representando o grupo assim, elegemos o artista Rodrigo Núñez, já que a Luciane tem estadia em casa de amigos lá.
Salientamos que a exposição não está vinculada participação das atividades da Jornada, mas quem tiver interesse em fazer essas atividades podem entrar no site e fazer a inscrição, ( www.jornadadeliteratura.upf.br). Obs: não se esqueça de agendar hotel com antecedência.
AS ATIVIDADES SÃO:
-10º Seminário internacional de Pesquisa em Literatura e Patrimônio Cultural.
-3º Encontro Estadual de escritores gaúchos: A Criação Literária em Debate.
-4º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras.
-2º Encontro Internacional de Contadores de Histórias
-Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil.
- Programação Paralela com Exposições de Artistas Plásticos.
“A Jornada de Literatura de Passo Fundo é realizada a cada dois anos e atrai milhares de interessados do mundo das letras. Em três décadas, firmou-se como um dos mais importantes eventos do País de incentivo à leitura e à escrita, reunindo nomes consagrados e aproximando autores de todo o planeta e leitores em debates e conversas sobre os mais diversos temas referentes à literatura. O número de participantes em uma mesma edição chegou à casa dos 30 mil em 2009 e na somatória de todas as edições, superou 130 mil. A quantidade de escritores que já passaram pelo Circo da Cultura de Passo Fundo atinge a marca de 804, contabilizando também a Jornadinha e os demais eventos paralelos”.( www.jornadadeliteratura.upf.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário