quarta-feira, 5 de agosto de 2009

IG do Bando

Texto de Mairy Sarmanho para o convite


"A água anônima sabe todos os segredos. A mesma lembrança sai de todas as fontes. Quando morrem os seres humanos, os lagos continuam. Quando morrerem os lagos, os seres humanos desaparecerão para sempre." Gaston Bachelard

A água é o sangue da terra. Em tupi-guarani é chamada por um único som: ig, o som da vida. Hoje, mais de 120 artistas unem-se para celebrar esta que é a fonte de toda vida. Nossos corpos são constituídos 70% de água e necessitamos cerca de 1,5 litros ao dia para sobreviver. Da mesma forma, os ceramistas necessitam da água para unir o pó da terra e transformar barro em arte.
A água é formada de dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O) que, unidos, tornam-se a molécula H2O que mantém e renova toda vida na terra. O Bando de barro é composto de centenas de artistas e, assim como a terra, necessitam de um objetivo para criarem. Hoje, o que une o grupo é a água, fonte de inspiração que, nas mãos de todos, se transforma em arte e dá sentido às nossas existências.
Ainda que falassem a língua dos deuses, pouco saberiam do poder das águas!

Nenhum comentário: