quarta-feira, 11 de junho de 2008

Estrelas e louvor para a defesa de Carusto Camargo, nosso mais novo Doutor no Bando...

Minhas Mortesencontros poéticos suspensos no tempo

Minhas Mortes, é composta de uma série de urnas cerâmicas lacradas, que será apresentada conjuntamente com a defesa de meu Doutoramento em Artes e compreende as conseqüências artísticas do percurso de meu corpo poético após ter impresso meu corpo físico nas modelagens dos vazocorpos1 elaborados e construídos para o Mestrado, em 2003.

Neste percurso, encontrei a morte, fonte de renovação e valorização de valores artísticos e subjetivos, síntese simbólica do corpo nas produções cerâmicas das culturas pré-coloniais da Bacia Amazônica. Interno às urnas e às cerimônias funerárias desta cultura, percebi o percurso de meu corpo nas artes e na cidade e elaborei poeticamente as minhas mortes. Poética de um corpo que se extingue e recria, ciclicamente, entre o contemporâneo e o pré-colonial, entre o subjetivo e o relacional.

Elaborei e construí minha produção cerâmica como recipiente lacrado de conteúdo omitido, um objeto artístico de conceito formulado, inútil à função utilitária e amplo de percepção poética. A produção artística e a palavra percorreram os processos criativos e teóricos com olhares distintos. Ambas tornaram-se um todo indissociável ao suprirem uma a ausência da outra; a produção buscou o conceito e a história, a teoria desejou-se criação, representação poética contextualizada e não a mediação do objeto ausente.
CARUSTO CAMARGO

1 vazocorpos: série de 6 objetos cerâmicos modelados e queimados em escala humana, quando:
Vazei / forma vaso / vazei corpo / imprimi contra corpo / corpo vazo / vaso corpo / vazocorpos.











3 comentários:

Fernanda Barroso disse...

Parabéns, Carlos!!
Louvor merecido! O trabalho está fantástico e a exposição ficou linda! Adorei.

Jener Gomes disse...

Caramba! Que lindas obras! Eu vi algumas sendo feitas... Onde foram ou estão expostas?!

sonia disse...

Olá Carusto parabéns aqui de sampa,fiz ceramica com teu pai no Lelé e te vi no Peter Callas eetc......
um grande abraço e beijo vc merece
sonia bogaz